domingo, 17 de março de 2013

Como ter uma mini horta em casa, e preparar um canteiro.



Muitas pessoas gostam de ter plantas,  e gostaria até de ter uma horta em casa, mas as vezes o espaço não ajuda, e nós da mini horta paraíso da saúde estaremos mostrando como fazer para conseguir montar sua própria mini horta mesmo não tendo muito espaço.

Para montar a sua mini horta em casa ou mesmo em seu apartamento, você precisa entender que as plantas precisam de luz para fazer a fotossíntese, sobreviver, e crescer. Por isso, é essencial reservarmos um local bem iluminado para as nossas plantas. De preferência deixando a sua horta em um local com sol direto. Em apartamentos, as sacadas e a área de serviço costumam ser ótimos locais. A escolha do vaso é o que melhor se adequar com seu local, não há regras, porém compre um vaso ou uma floreira com pelo menos 20 cm de profundidade e com drenos para eliminar o excesso de água, com uma bandeja ou um prato embaixo.  Para evitar o mosquito da dengue, lembre-se de colocar um pouco de areia ou pedrinhas no fundo, para evitar os mesmos.
Confira algumas dicas para cuidar da sua mini horta
Na Hora de Regar, o ideal é regar uma vez por dia, logo no início da manhã ou no fim da tarde. A terra não pode ficar totalmente seca. Se você mora em andares mais altos, irrigue mais, pois o vento resseca mais o solo.




Como preparar o canteiro.

Antes de plantar no canteiro, precisamos prepará-lo para receber as plantas. Passos bem simples devem ser seguidos:
  1. Afofe bem a terra
    A maioria das hortaliças têm raízes frágeis, que não conseguem crescer em solos compactados. Sendo assim, devemos afofar a terra do canteiro. É recomendado o uso de encha  para essa etapa, mas se não possuir, pode-se usar uma pá, mas o trabalho fica bem maior. Só faça isso como solo seco ou levemente úmido, pois trabalhar com solo molhado torna o solo duro como um tijolo.
  2. Dê forma ao canteiro 
    Em espaços maiores, é preferível que sejam feitos canteiros elevados. Eles servem principalmente para podermos caminhar entre as plantas sem esmagar o solo utilizado pela planta, e também para evitar o empoçamento de água. Em espaços muitos pequenos isso não teria utilidade.
  3. Hora de misturar o adubo no solo 
    Se desejar adubar o solo incluindo húmus de minhoca, esterco curtido, terra vegetal, NPK, uréia agrícola, entre outros adubos orgânicos ou minerais, essa é uma boa hora de misturá-los à terra do canteiro. Misture-os bem no solo até uma camada de uns 10 cm de profundidade, sempre utilizando as medidas recomendadas. Nunca devemos exagerar no adubo, seu excesso pode matar a planta.
    Depois da adubação, é recomendável que aguardemos um período de 10 a 15 dias para que o adubo entre em equilíbrio no solo, evitando assim futuros problemas.

2 comentários:

  1. Exelente ideia, adorei!

    ResponderExcluir
  2. e quando chover muito? deixo as plantinhas tomando chuva FORTE E VENTANIA ou coloco dentro de casa??
    Pois já percebi que quando deixo tomando muita chuva elas ficam feinhas...
    obrigada

    ResponderExcluir